Faça sua pesquisa AQUI!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

A história do UFC

A arte da publicidade do primeiro evento de vale-tudo
Imagem cedida por Josh Hedges
Ultimate Fighting Championship
Publicidade do primeiro evento de UFC
O Ultimate Fighting Championship foi uma invenção de Rorion Gracie, especialista no jiu-jitsu brasileiro, e de Arthur Davie, publicitário. Gracie queria promover a escola de artes marciais de sua família, centrada em técnicas voltadas para lutas verdadeiras e que descartava as mais indicadas para exibições ou demonstrações de estilo. Antes de se dedicar ao UFC, a família Gracie se tornou legendária por "O Desafio de Gracie", um convite aberto aos especialistas de qualquer técnica de luta para enfrentarem, numa luta real, um membro da família Gracie ou um dos estudantes de seus cursos.

Davie lançou a idéia de um torneio de artes marciais no grupo de entretenimento Semaphore (Semaphore Entertainment Group - SEG). Nesse torneio, especialistas em diferentes disciplinas das artes marciais se enfrentariam mutuamente para determinar qual o melhor estilo de luta. Segundo relatos, foi um dos empregados da SEG, chamado Michael Abramson, que usou pela primeira vez a expressão "O Campeonato de Vale-Tudo (The Ultimate Fighting Championship)". Em 12 de novembro de 1993, o SEG estreou o primeiro evento de UFC. Mais tarde, o evento seria conhecido como UFC 1.

O evento era organizado como um torneio (a maioria dos primeiros eventos de UFC seguiam esse padrão). O vencedor de uma luta era deslocado pela regra do torneio para enfrentar outro competidor. Davie designou alguns lutadores como alternativas, caso alguém ficasse incapacitado de continuar. O torneio apresentava mestres em caratê, boxe tailandês (kickboxing), boxe, jiu-jitsu e até mesmo em luta-livre de sumô. Royce Gracie, o irmão mais novo de Rorion, acabou vencendo o torneio depois que prendeu Gerard Gordeau com um mata-leão no embate final.

O evento foi um sucesso e o SEG imediatamente planejou novos torneios. O SEG resolveu conservar o nome Ultimate Fighting Championship e designou quase todos os eventos futuros seqüencialmente (UFC 2, UFC 3, etc).

Royce Gracie
Ex-campeão do UFC
Royce Gracie

Ken Shamrock
Atual astro do UFC
Ken Shamrock
Imagens cedidas por Josh Hedges
Ultimate Fighting Championship

No início, os eventos do UFC eram muito diferentes dos de hoje. Não existia a classificação por peso - o menor lutador poderia enfrentar um lutador de sumô. As classes de peso seriam definidas para o torneio UFC 12 (embora tenham sido refinadas diversas vezes). Os lutadores podiam usar vestimentas típicas para seus estilos de luta. No início, o UFC tentou estabelecer experimentalmente quantos rounds poderiam ser travados. Nos primeiros anos alguns eventos não tinham limite para o número de rounds de cada luta, desejava-se que a luta prosseguisse até que um nítido vencedor se sobressaísse.

O UFC reconhece cinco categorias:

peso leve: 66 a 70 kg
peso meio médio: 70 a 77 kg
peso médio: 77 a 84 kg
peso meio-pesado: 84 a 93 kg
peso pesado: 93 a 120 kg

Os lutadores só enfrentam oponentes da mesma categoria, mas podem mudar de categoria, para cima ou para baixo. A maioria dos lutadores acha que subir na classificação (ganhar peso) significa perder velocidade, e que diminuir na escala é sinal de perda da potência de golpear.

Nome: Marcelo N° 40
Davi N° 12
Weslen N° 46
Luiz Guilherme N° 37

2 comentários:

  1. I don't like a lot of UFC, I just like to watch whem Anderson Silva is fighting, I'd like to fight against him, who know on day? he's strong, but not is two. rsrsrsrsrsrs

    bye.

    ResponderExcluir
  2. Okay, but, who are you?! What´s your number?! And class?
    Quem é você?! qual é o seu número? E turma?

    ResponderExcluir

comments