Faça sua pesquisa AQUI!

Carregando...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

História da NBA




O basquetebol é reconhecido como um dos esportes mais populares do Brasil, em parte ao êxito histórico de suas equipes nacionais feminina e masculina, e as realizações do lendário ala Oscar Schmidt. Como um resultado, a NBA e WNBA são talvez as ligas internacionais de esportes mais conhecidas neste país vasto de 174.5 milhões de pessoas. Mas a NBA não só um sucesso no Brasil, e sim um grande sucesso no mundo inteiro.

Esta liga começou com 11 times em 1946. A liga era chamada de Basketball Association of America (BAA), ou em português, Associação de Basquetebol da América. Originalmente abrangia 11 equipes em duas divisões: Boston Celtics, Chicago Stags, Cleveland Rebels, Detroit Falcons, New York Knickerbockers, Philadelphia Warriors, Pittsburgh Ironmen, Providence Steamrollers, St Louis Bombers, Toronto and Washington Capitols.

Naqueles tempos o basquetebol profissional ainda não era muito popular; então na segunda temporada, em 1947, parecia certo o fracasso da liga. Enquanto quatro equipes resolveram sair (Cleveland Rebels, Detroit Falcons, Pittsburgh Ironmen and Toronto Huskies - 8 times, 2 divisões) e os jogos foram reduzidos de 60 para 48 jogos, o Baltimore Bullets uniu-se a BAA.

Em 1948, quatro outras equipes estabelecerão a Liga Nacional de Basquetebol (National Basketball League -NBL) e se uniram a BAA: Ft Wayne Pistons, Indianapolis Jets, Minneapolis Lakers and Rochester Royals (12 e 2 divisões).

Em 1949, os outros seis times do NBL—Anderson (IN) Packers, Denver Nuggets, Indianapolis Olympians, Sheboygan (WI) Redskins, Syracuse Nationals, Tri-Cities Blackhawks and Waterloo (IA) Hawks—uniram-se com os novos Indianapolis Olympians. Foi então que a BAA tornou-se a Associação Nacional de Basquetebol (National Basketball Association - NBA) com 17 equipes e 3 divisões.

No começo dos anos 50s, alguns times começaram a se retirar da liga. Em 1954, a liga chegou a ter só 8 equipes e 2 divisões. Quando tudo parecia acabado, surgiu um pivô de 2 metros e 5 centímetros que revolucionou a liga. O nome deste era George Mikan e ele tinha uma média de 23,8 pontos por partida. Ganhou 5 títulos com o Minneapoles Lakers e os craques começaram a aparecer na década de 50 como Boby Cousy e Paul Arizin. O ídolo esperado pela mídia não demorou para aparecer.

Em 56, surge um dos maiores atletas de todos os tempos, o pivô Bill Russell. Em 59 e 66 aparecem mais duas feras Elgin Baylor e o pivô Wilt Chamberlain. Em e de março de 62, um feito inédito. A assustadora marca de 100 pontos do fantástico Wilt Chamberlain.

Desde então adiante, a liga passou por outras mudanças importantes, mas em 1995 os Toronto Raptors and Vancouver Grizzlies uniram-se a NBA como equipes de expansão e fizeram a liga ter 29 equipes e 4 divisões como vemos hoje.

No dia de hoje a NBA está em alta por causa de novas super estrelas como Shaq O'neal, Kobe Braynt, Vince Carter, Kevin Garnett, Allen Iverson, Jason Kidd e entre outras. E com estrelas internacionais tais como Nenê Hilário ou Yao Ming, a NBA está se tornando um fenômeno internacional.

Alunos:
Miguel Angelo N°24
Thiago Monteiro N°43
Elivelton Teixeira N°10
Turma: 2003

5 comentários:

  1. Ainda beim que apareceu o Georg Mikan pra salvar oque estava por um fio! Os jogadores são sensacionais, muito bons... cada um aparecendo na hora certa pra melhorar e inovar a liga!!! É falar de basquete que vem Oscar Schmidt na cabeça.. "o fera" do basquete...Mas pouco se fala das jogadoras de basquete, acreito que pra ser jogadora de basquete tem que ter muita vontade, por que pelo menos aqui no Brasil não se ouve muito falar das jogadoras de basquete.. não se tem uma lendária TÃOO conhecida como o grande Oscar!!!

    Manuela Francis
    T: 3002

    ResponderExcluir
  2. Manuelaaaaaaaaaaa!!! qual é o númeroooooo?

    ResponderExcluir
  3. Poxa professora tah ruim pra mim !! rs
    número 22
    sou a unica da sala e a única MANUELA da escola rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. poxa acabei de ver que tem outra manuela na escola! Poxa vida! MANUELAA 3002 NUMERO 22
    foi eu que comentei ontem! rs

    ResponderExcluir
  5. rodrigo t:2003 n:3117 de novembro de 2009 02:42

    pô sensacional muito bom descobrir como surgiu uma das mais importantes ligas do mundo pena que o brasil não tenha chance de ganhar esses artistas do basquete hoje!

    ResponderExcluir

comments