Faça sua pesquisa AQUI!

Carregando...

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Curiosidades sobre a Língua Inglesa

Curiosidades sobre a Língua Inglesa

Há mais de 500 anos atrás não se falava inglês na América do Norte. Os índios americanos tinham seu próprio idioma, assim como os Inuit (Esquimós), os Aleuts no Canadá, os Aborígines na Austrália e os Maoris na Nova Zelândia.

Os Ingleses chegaram e estabeleceram suas colônias, depois outros povos vieram com seus costumes, seus idiomas e suas culturas. Os EUA têm a maior mistura de culturas do mundo, “Melting Pot”, uma conhecida expressão americana. No início da colonização eram os ingleses, irlandeses, franceses, alemães e escandinavos. Depois vieram os italianos, Judeus, Chineses, Japoneses e Russos.

Os motivos que trouxeram os imigrantes à América do Norte foram, difícil condição econômica em seus países de origem, a corrida do ouro e mais tarde, a perseguição religiosa, como é o caso dos Judeus que deixaram a Rússia e outros países entre 1880 e 1910. E os mais recentes cidadãos americanos são os de língua espanhola, vindos do México, outros países da América Central e do Sul.

A língua Inglesa atual resulta de uma grande mistura destes e outros povos. Veja, por exemplo de onde vem algumas das palavras abaixo:

Exit, Circus, VideoLATIM
Psychology, Telephone, CinemaGREGO
Biscuit, Garage, RestaurantFRANCÊS
Piano, Concerto, SpaghettiITALIANO
Hamburger, KindergartenALEMÃO
Guitar, Tango, BananaESPANHOL
Tomato, Potato, TabaccoLÍNGUA NATIVA AMERICANA
Curry, Bungalow, Pyjamas - INDIANO

English as a Second Language

A língua Inglesa é falada em mais de 60 países como um segundo idioma, considerado língua oficial ou governamental. Exemplo:

  • Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka
  • Malásia, Singapura, Filipinas, Papua Nova Guiné
  • África do Sul, Tanzânia, Uganda, Nigéria, Gana, Serra Leoa, Camarões, Zimbábue, Zâmbia, Quênia
  • Porto Rico e outros

Um país como a Nova Zelândia, a língua inglesa é a primeira língua. Na verdade, é a única língua para a maioria das pessoas. Aproximadamente 100.000 Maoris, têm seu próprio idioma, mas todos também falam inglês. Bem como a Austrália, Tasmânia, Inglaterra, Irlanda, Canadá, EUA, Jamaica, Trinidad e outros países do Caribe.

Hoje a língua inglesa, é quase a mesma em todo o mundo., porem existem diferenças na escrita entre um país e outro.

Abaixo temos algumas delas entre o inglês britânico versus o inglês americano :

Catalogue – Catalog
Programme – Program
Litre – Liter
Theatre – Theater
Colour – Color
Neighbour -Neighbor
Centre – Center
Humour – Humor

… e às vezes uma palavra completamente diferente. Veja algumas delas:

Flat – Apartment
Crisps/ chips –
Potato chips / French Fries
Cinema –
Movie Theater
Film –
Movie
Toilet –
Bathroom
Holiday –
Vacation
To phone –
To call
Petrol –
Gas
Sweets –
Candy
Biscuit –
Cookie
Queue –
Line
Motorway –
Highway
Chemist –
Drugstore
Lorry
- Truck

fonte: http://yeahidiomas.wordpress.com/2009/06/18/curiosidades-sobre-a-lingua-inglesa/

beatriz lessa marinho n03,manuela da silva nunes n22 t: 2003

3 comentários:

  1. São assuntos como estes que devemos está sempre atualizados para que saibamos mas de onde surgiram e como vieram parar no país a língua inglesa. E outros itens que também são muito importantes para os alunos e até mesmo profissionais.
    Acho muito interessantes vocês terem escolhido este assunto, que pode ser usado como fonte de pesquisa para os outros alunos, que não sabem nem de onde veio inglês que agora eu sei de onde ele surgiu através de seu postal.
    ALUNA: DANIELA MARQUES TURMA:3001 Nº10

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber essas curiosidades que para mim foram novidades, eu não fazia a mínima noção que muitas palavras da Língua Inglesa vinheram de outros países, para mim a Língua Inglesa era uma "língua pura". E também fiquei surpresa ao saber que alguns países mesmo tendo o mesmo idioma, escrevem muitas palavras completamente diferentes umas das outras, coisa na qual não deveria ocorrer já que eles falam a mesma língua.

    Carolina Pereira nº 07
    Turma: 3001

    ResponderExcluir
  3. A língua inglesa é de suma importância nos dias atuais. E como vimos nessa pesquisa, assim como no Brasil, a língua inglesa é resultado da mistura de várias outras. Esta pesquisa foi muito interessante, pois nos mostrou a diversidade desta língua, que mesmo sendo falada em vários lugares do mundo, possui escrita diferente em cada um desses países que a falam.

    Elaine Cristina n°15
    Turma: 3001

    ResponderExcluir

comments